SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Ansiedade de separação materna e adaptação psicossocial ao pré-escolarOuvindo loucos: construindo possibilidades de viver com autonomia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PAIS-RIBEIRO, José L.; RAMOS, Diana  e  SAMICO, Susana. Contribuição para uma validação conservadora da escala reduzida de ajustamento mental ao cancro (Mini-MAC). Psic., Saúde & Doenças [online]. 2003, vol.4, n.2, pp.231-247. ISSN 1645-0086.

O presente estudo visa estudar uma versão Portuguesa da Mini Mental Adjustment to Cancer Scale (Mini-MAC) tentanto manter a estrutura original da escala. Participaram 60 doentes com diagnóstico de cancro, 30 com cancro da mama (idade M=51,1 anos) e 30 com cancro cólo-rectal, 53,3% homens (idade M=53,33 anos). Discute-se o conceito de Coping e Ajustamento Mental subjacente à escala e estudou-se a sua relação com uma medida de resultado, a medida de qualidade de vida (QDV) específica para o cancro a Functional Assessment Cancer Therapy C e B. Os resultados apontam para a aglutinação de algumas das dimensões da Mini-MAC nomeadamente a "preocupação ansiosa" e o "desânimo-fraqueza", padrão que é idêntico ao encontrado noutros estudos e noutros idiomas. A relação entre os resultados da Mini-MAC e de QDV são fortes embora o seu padrão varie consoante o tipo de cancro. A forte associação das dimensões da Mini-MAC "Desânimo-Fraqueza" e "Preocupação Ansiosa" com, nomeadamente, a dimensão emocional da escala de QDV não é susceptível de esclarecer se estamos em presença de uma medida de coping ou de ajustamento. Os resultados encontrados permitem concluir que a escala em estudo apresenta um padrão idêntico ao de outros estudos, chamando-se a atenção para a fragilidade da dimensão "Fatalismo" que necessita de continuar a ser aperfeiçoada.

Palavras-chave : Ajustamento; Cancro; Coping.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )