SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Comportamentos e atitudes sobre o tabaco em adolescentes portugueses fumadoresContribuição para uma validação conservadora da escala reduzida de ajustamento mental ao cancro (Mini-MAC) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

VERISSIMO, Manuela; ALVES, Sara; MONTEIRO, Lígia  e  OLIVEIRA, Carla. Ansiedade de separação materna e adaptação psicossocial ao pré-escolar. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2003, vol.4, n.2, pp.221-229. ISSN 1645-0086.

Diversos estudos parecem indicar a ansiedade de separação materna como um importante factor que influencia a adaptação psicossocial da criança e consequentemente o seu desenvolvimento social. No presente estudo pretendemos analisar e compreender a relação entre a ansiedade de separação materna e a qualidade da adaptação psicossocial de crianças em idade pré-escolar. Os participantes foram 168 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos e as suas respectivas mães. A Escala de Ansiedade Materna foi administrada às mães, permitindo identificar os sentimentos e atitudes maternas face à separação. As educadoras de infância preencheram o questionário Adaptação Psicossocial da Criança com vista à obtenção de dados relativos à qualidade da adaptação psicossocial das crianças. Os resultados indicam que a ansiedade de separação materna influencia a qualidade da adaptação psicossocial da criança. Assim, as crianças cujas mães foram identificadas como possuindo uma elevada ansiedade de separação mobilizaram mais comportamentos reveladores de uma baixa competência social. Esperamos com este estudo ter podido contribuir para uma melhor compreensão da relação entre a ansiedade de separação materna e a adaptação psicossocial da criança, bem como alertar para a importância da implementação de estratégias preventivas cada vez mais precoces e eficazes.

Palavras-chave : Adaptação psicossocial; Ansiedade de separação materna.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )