SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Estudo de validação do questionário de avaliação da sobrecarga para cuidadores informais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SOUZA, Camila B. de et al. Ansiedade, depressão e traços de personalidade em pacientes com DPOC . Psic., Saúde & Doenças [online]. 2003, vol.4, n.1, pp.149-162. ISSN 1645-0086.

O presente estudo teve como objetivos descrever o estado às freqüências dos traços e estados de ansiedade e a prevalência de depressão em pacientes de DPOC e verificar a variação desses aspectos de acordo com parâmetros de função pulmonar. Os dados na avaliação psicológica foram obtidos do teste do desenho da figura humana (traços da personalidade), Inventário de depressão Beck (BDI) e do inventário de ansiedade Traço-Estado (IDATE). Os dados do estadiamento da doença foram obtidos com o teste de função pulmonar , medidas dos gases de sangue arterial, escala de dispnéia de Borg após o teste da caminhada de 6 minutos e dados da ficha clínica. Evidenciou-se que os pacientes apresentam um controle emocional severo, muitas dificuldades emocionais para estabelecer relacionamento pessoal intenso e troca de afeto e dificuldades para expressar suas emoções. Os pacientes de DPOC mostraram prevalência elevada da ansiedade e da depressão como uma característica da personalidade, sem interferência significativa do estágio clínico da doença.

Palavras-chave : Ansiedade; Depressão; Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica; Psicologia da Saúde; Testes psicológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )