SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Comportamento materno em situação de risco: mães de crianças com paralisia cerebralAnsiedade, depressão e traços de personalidade em pacientes com DPOC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MARTINS, Teresa; RIBEIRO, José Pais  e  GARRETT, Carolina. Estudo de validação do questionário de avaliação da sobrecarga para cuidadores informaisCaregiver burden questionnaire : validation study. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2003, vol.4, n.1, pp.131-148. ISSN 1645-0086.

O Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal (QASC)I é um instrumento construído para avaliar a sobrecarga física, emocional e social do cuidador informal (CI) de doentes com sequelas de AVC. O presente estudo descreve a construção e a determinação das características psicométricas deste instrumento. Através de uma amostra de conveniência foram estudados 210 CI e respectivos familiares alvo dos cuidados. Na maioria, estes CI eram do sexo feminino (88,1%), filhas ou esposas. Os sujeitos alvo dos cuidados (52,2% do sexo masculino) apresentavam dependência funcional em pelo menos uma actividade básica da vida diária, ou duas actividades instrumentais. Através da Análise de Componentes Principais, foram discriminados 7 factores, que explicam 59% da variância total: implicações na vida pessoal do CI; satisfação com o papel e com o familiar; reacção a exigências; sobrecarga emocional; suporte familiar; sobrecarga financeira e mecanismos de eficácia e de controlo. O QASCI apresenta uma boa consistência interna em 6 dos seus componentes (valores superiores a 0,70).

Palavras-chave : Acidente Vascular Cerebral; Questionário de Avaliação da Sobrecarga para Cuidadores Informais; Sobrecarga do cuidador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )