SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Estudo da validade interna e externa de uma tipologia sobre condutas problemáticas para a convivência escolar segundo o professorComportamento materno em situação de risco: mães de crianças com paralisia cerebral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

TORRES, Sandra  e  GUERRA, Marina Prista. A construção de um instrumento de avaliação das emoções para a anorexia nervosa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2003, vol.4, n.1, pp.97-110. ISSN 1645-0086.

Estudos desenvolvidos em torno da anorexia nervosa e da alexitimia apontam para a existência de uma relação entre estes dois quadros, sendo de salientar a frequente presença de alexitimia em doentes com patologia alimentar. Apesar de algumas investigações procurarem analisar esta relação, está ainda pouco claro o processo que caracteriza a vivência emocional deste tipo de doentes. Neste trabalho é descrita a construção do Questionário de Avaliação das Emoções para a Anorexia Nervosa (QAE-AN). Este instrumento foi elaborado com base na Teoria Diferencial das Emoções reformulada por Izard (1991) e na caracterização detalhada das emoções primárias nela reconhecidas (interesse, alegria, surpresa, cólera, nojo, desprezo, medo, angústia, vergonha, tristeza e culpa). Esta medida de avaliação faz referência a situações, comportamentos e pensamentos comuns na anorexia nervosa e como tal poderá contribuir para uma avaliação mais adequada das emoções experienciadas por este tipo de doentes.

Palavras-chave : Anorexia nervosa; Alexitimia; Emoções; Instrumento de avaliação; Anorexia nervosa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )