SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Reflexões sobre a visita médica em um hospital-escolaA construção de um instrumento de avaliação das emoções para a anorexia nervosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PERALTA, J.; SANCHEZ, M.D.; TRIANES, M.V.  e  FUENTE, J. de la. Estudo da validade interna e externa de uma tipologia sobre condutas problemáticas para a convivência escolar segundo o professor . Psic., Saúde & Doenças [online]. 2003, vol.4, n.1, pp.83-96. ISSN 1645-0086.

Foi realizada uma pesquisa baseada na análise das partes de disciplinas que são emitidas pelos professores em dois institutos da província de almeria, Espanha. A partir deste material foi elaborada uma tipologia com as seguintes categorias: conduta indisciplinada, conduta anti-social, maltrato entre iguais e condutas disruptivas. O propósito do estudo é o de analisar a validade e a fidedilidade do instrumento para a avaliação de problemas de convivência nos centros escolares, a partir do ponto de vista dos professores. Para isso, além de estudar a consistência interna, foi realizada uma análise para delimitar grupos diferentes de sujeitos a partir da tipologia e ver se diferem numa medida de competências sociais a partir também da avaliação do professor. A tipologia diferencia suas categorias no que se refere à competência social avaliada pelo professor, delineando-se como um interessante instrumento capaz de integrar a convivência em centros escolares, que hoje supõem perspectivas de estudo separadas.

Palavras-chave : Avaliação; Competência social; Conduta antisocial; Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )