SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Conhecimentos e atitudes sobre o VIH/SIDA em adolescentes portuguesesDesenvolvimento da criança com deficiência visual (DV) e interacção mãe-criança: algumas considerações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SILVA, Isabel et al. Efeitos do apoio social na qualidade de vida, controlo metabólico e desenvolvimento de complicações crónicas em indivíduos com diabetes. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2003, vol.4, n.1, pp.21-32. ISSN 1645-0086.

O objectivo do presente estudo é analisar os efeitos do apoio social na qualidade de vida, controlo glicémico e complicações crónicas em indivíduos com diabetes. Foi avaliada uma amostra de conveniência de 316 sujeitos com diabetes, dos quais 44,6% do sexo masculino; com idades compreendidas entre os 16 e os 84 anos (M=48,39; DP=16,90), 41,8% (n=132) com diagnóstico de diabetes tipo 1 e 58,2% (n=184) de diabetes tipo 2. A duração da doença varia entre 4 meses e 43 anos (M=13,66; DP=9,32) e 59,8% destes doentes sofre de complicações crónicas da diabetes. Os resultados reforçam a ideia de que a percepção do apoio social desempenha um papel importante no controlo glicémico e na qualidade de vida de indivíduos com diabetes mellitus. Relativamente à presença de complicações crónicas da doença, apenas se verificou que os indivíduos que delas sofrem apresentam uma menor satisfação com as amizades.

Palavras-chave : Apoio social; Complicações crónicas; Diabetes; Qualidade de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )