SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Questionário de problemas familiares: desenvolvimento da versão portuguesa de um instrumento de avaliação de sobrecarga familiarTraumagraf: uma grelha de avaliação de acontecimentos traumáticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

RONDINA, Regina de Cássia; BOTELHO, Clóvis  e  GORAYEB, R.. A psicologia do consumo de tabaco: uma revisão da literatura. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2002, vol.3, n.2, pp.179-189. ISSN 1645-0086.

Este artigo apresenta um resumo da literatura sobre a relação entre perfil psicológico e consumo de tabaco nas últimas décadas. Estudos revelam que fumantes tendem a ser mais extrovertidos, ansiosos, tensos, impulsivos e com mais traços de neuroticismo, psicoticismo e histórico de desordens depressivas e traços de ansiedade, em relação a ex-fumantes e não-fumantes. Um corpo crescente de evidências sugere ainda que a prevalência de tabagismo é maior em portadores de quadros psicopatológicos, em especial a esquizofrenia. Contudo, essa relação não está completamente elucidada e ainda são necessários mais estudos, para comprovação dos resultados. O conhecimento acerca desse assunto, pode servir como suporte para o trabalho de profissionais da área de saúde, como médicos, psicólogos, fisioterapeutas (entre outros). A identificação de traços de personalidade que dificultam o abandono do hábito, pode subsidiar a elaboração e aperfeiçoamento de terapias, como técnicas de aconselhamento, por exemplo, no sentido de aumentar as possibilidades de êxito dos pacientes durante o tratamento e minimizar as recaídas. Além disso, o conhecimento sobre características de personalidade que favorecem a iniciação do consumo de tabaco, pode facilitar a elaboração e aperfeiçoamento dos programas profiláticos (educativo / preventivo) contra o início e progressão do tabagismo.

Palavras-chave : Dependência; Nicotina; Personalidade; Tabagismo; Tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )