SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Reviewing the literature on quality of life (QOL) assessment of epileptic adults, i difficulties in the subject' s approachAdherence behavior to the cervical cancer screening: an exploratory study with a patient sample of the centro de saúde de Peniche author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

DIAS, Sónia; MATOS, Margarida Gaspar de  and  GONCALVES, Aldina. Conhecimentos, atitudes e comportamentos face ao VIH numa comunidade migrante: implicações para a intervenção. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2002, vol.3, n.1, pp.89-102. ISSN 1645-0086.

A situação do VIH/SIDA em Portugal tem vindo a agravar-se nos últimos anos, encontrando-se notificados um total de 18995 casos de infecção de VIH/SIDA sendo os emigrantes reconhecidos como um grupo particularmente vulnerável a esta problemática de saúde. Esta investigação teve como principal objectivo compreender os conhecimentos, atitudes e práticas de uma comunidade africana face à problemática VIH/SIDA. O estudo foi efectuado em 66 indivíduos com idade superior a 15 anos residentes numa comunidade migrante da área da grande Lisboa. Os dados foram recolhidos através da realização de 8 entrevistas colectivas a indivíduos distribuídos por diferentes grupos segundo o sexo e o grupo etário. Os resultados sugerem a existência de diferenças entre géneros, relativamente aos conhecimentos, atitudes e comportamentos relevantes à prevenção de VIH/SIDA. Os dados apontam no sentido de um aumento do reconhecimento dos factores psicossociais e culturais no comportamento individual e de grupo. Pretende-se com os resultados obtidos contribuir para inferir sobre as interacções entre os factores que intervêm na adopção de comportamentos sexuais relevantes na problemática do VIH, e deste modo contribuir para o estabelecimento de estratégias de intervenção preventivas e para o desenvolvimento de políticas de Promoção de Saúde nestas comunidades.

Keywords : Comunidades africanas; Conhecimentos e comportamentos; Prevenção de VIH/SIDA.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )