SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Cancro infantil e comportamento parentalConhecimentos, atitudes e comportamentos face ao VIH numa comunidade migrante: implicações para a intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MENESES, Rute F.; RIBEIRO, José P.  e  SILVA, A. Martins da. Revisão da literatura sobreavaliação da qualidade de vida (QDV) de adultos com epilepsia. I: dificuldades na abordagem do tema. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2002, vol.3, n.1, pp.61-88. ISSN 1645-0086.

O constructo Qualidade de Vida (QDV) é frequentemente utilizado na literatura sobre Epilepsia. Para os profissionais que não trabalham na área da QDV as subtilezas do constructo podem impedir uma boa avaliação da QDV dos indivíduos adultos com epilepsia e/ou que a sua prática clínica seja guiada pelos resultados da investigação a esse nível. O objectivo do presente trabalho é sistematizar e discutir a literatura dos últimos cinco anos (1996-2000) sobre QDV e Epilepsia. A sistematização baseia-se nos resumos indexados nas bases de dados Medline e PsycINFO. De entre as 337 referências, foi efectuada uma análise aprofundada de 120 resumos (27 teóricos, 93 empíricos). Apresentam-se e discutem-se dificuldades e tendências actuais ao nível do estudo da QDV de indivíduos adultos com Epilepsia. A análise colocou questões ao nível dos dados estabelecidos, das propriedades dos instrumentos mais utilizados e do estado da arte em Portugal. Os resumos consultados não responderam a estas questões, o que será abordado na II parte deste trabalho.

Palavras-chave : Adultos; Epilepsia; Qualidade de vida; Revisão da literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )