SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Representações sociais de infertilidade feminina entre mulheres casadas e solteirasA saúde dos adolescentes: ambiente escolar e bem-estar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SANTOS, Salomé Vieira  e  FAGULHA, Teresa. Síndrome nefrótico e doença celíaca na infância: perspectiva da criança sobre a relação que os outros estabelecem com ela. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2001, vol.2, n.2, pp.27-41. ISSN 1645-0086.

Apresentam-se os resultados respeitantes a uma entrevista semi-estruturada para crianças com Síndrome Nefrótico e com Doença Celíaca construída no âmbito de um estudo mais alargado dirigido para o impacto destas doenças na infância. Exploram-se, em particular, as respostas a questões que avaliam a percepção da criança relativamente ao modo como se sente tratada pelos outros em função da doença. Os participantes têm idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos e estão distribuídos por dois grupos: G1 - Síndrome Nefrótico (n=27), G2 - Doença Celíaca (n=27). Verifica-se que as crianças não diferem de forma importante no modo como se sentem tratadas pelos outros. No entanto, tendem a manifestar uma percepção diferencial em conteúdos particulares quando estão em causa características específicas da relação que a mãe, o pai e os irmãos estabelecem com elas.

Palavras-chave : Crianças; Doença celíaca; Relações interpessoais; Síndrome nefrótico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )