SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Mental health inventory: um estudo de adaptação à população portuguesaComportamentos de adesão ao rasteio do cancro da próstata (estudo exploratório) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

BARREIRA, David Pires; CAVAGLIA, Frederico  e  PIRES, Ana Matos. Cognições antecipatórias: um estudo comparativo e correlacional . Psic., Saúde & Doenças [online]. 2001, vol.2, n.1, pp.101-105. ISSN 1645-0086.

O objectivo do presente estudo é avaliar o efeito do género e do estado civil na antecipação. É colocada a hipótese de que estas duas variáveis apresentem uma interacção, quando se avaliam as cognições antecipatórias. De modo a atingir os nossos objectivos seleccionamos duas amostras, uma composta por indivíduos do sexo feminino e outra por indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 15 e os 59 anos (N=350). Todos os indivíduos foram avaliados com o Questionário de Cognições Antecipatórias (QCA), que permite uma avaliação da gravidade das cognições antecipatórias. As medidas do QCA permitem uma clara discriminação entre os dois sexos e são influenciadas pelo estado civil. Este, encarado como factor de risco para a depressão, parece afectar mais o sexo masculino.

Palavras-chave : Cognições antecipatórias; Depressão; Efeito de género.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )