SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1A esperança nos pais de crianças com cancro. Uma análise fenomenológica interpretativa da relação com profissionais de saúdeRelação entre o auto-conceito e bem-estar subjectivo em doentes cardíacos do sexo masculino sujeitos a cirurgia de bypass aorto-coronário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

BERTOLO, Helder  y  PAIVA, Teresa. Conteúdo visual em sonhos de cegos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2001, vol.2, n.1, pp.23-33. ISSN 1645-0086.

O presente estudo visa estabelecer correlações entre parâmetros espectrais do EEG de sono e as variáveis dos relatos oníricos, particularmente os conteúdos visuais, e analisar as diferenças entre fases REM (sono paradoxal) e NREM (sono lento) em sonhos de cegos. Oito voluntários cegos com idades entre 21 e 43 anos, de ambos os sexos, foram registados durante duas noites de polissonografia ambulatória no domicílio. Os voluntários foram acordados por telefone, sem qualquer interacção pessoal, a cada 90 minutos, de forma a relatarem os seus sonhos. Foram realizadas análises de conteúdo baseadas nos critérios Hall e Van de Castle e análises espectrais no EEG de sono (nos 5 minutos anteriores a cada acordar). Os voluntários apresentaram conteúdos visuais nos seus relatos oníricos com diferenças entre acordares em fases REM e NREM: sendo a maior incidência durante o sono paradoxal. Foram encontradas correlações consistentes entre as variáveis dos relatos e os parâmetros espectrais do EEG de sono. A taxa de actividade visual correlaciona-se positivamente com as altas frequências do EEG (>25Hz) e negativamente com a banda alfa. Em conclusão, os voluntários cegos relatam conteúdos visuais nos seus sonhos, maioritariamente durante sono REM, que se correlacionam significativamente com as bandas espectrais de frequência.

Palabras clave : Cegos; EEG; Sonhos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )