SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1O contexto escolar em crianças com síndrome nefrótico e com doença celíaca: percepções dos professores em áreas específicasAvaliação das dimensões cognitivas e sócio-afectivas de crianças com fenda lábio-palatina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

ARAUJO-SOARES, Vera  y  MCINTYRE, Teresa. É possível viver apesar da dor!... Avaliação da eficácia de um programa de intervenção psicológica multimodal em pacientes com dor crónica . Psic., Saúde & Doenças [online]. 2000, vol.1, n.1, pp.101-112. ISSN 1645-0086.

O trabalho aqui apresentado orientou-se, fundamentalmente, no sentido de avaliar um programa de intervenção psicológica multimodal em pacientes com dor crónica. Para cumprir este objectivo procedeu-se à construção de um manual de intervenção e à sua aplicação, com vista à avaliação da sua eficácia. Para implementá-lo junto de doentes com dor foram contactados os serviços de Ortopedia, Medicina Física e Reabilitação, e Consulta de Dor de dois Hospitais Distritais. A investigação realizada apresenta cariz quasi-experimental, tendo participado, voluntariamente, 33 sujeitos no grupo experimental e 36 no grupo de controlo (lista de espera), com idades compreendidas entre os 18 e os 72anos de idade. Análises iniciais a estes dois grupos revelaram semelhanças na maioria das variáveis estudadas no momento de pré-teste. Os sujeitos do grupo experimental foram submetidos ao programa de intervenção psicológica multimodal e à intervenção standard dos serviços de ortopedia, medicina física de reabilitação e dor. O tipo de intervenção médica reflectia um vasto conjunto de práticas médicas correntes para o tratamento em pessoas com dor crónica lombar. O grupo de controlo foi sujeito apenas aos serviços habituais (standard).Para provar a eficácia deste programa, bem como os efeitos sinergéticos da conjugação deste com a intervenção médica standard, realizaram medidas pré e pós-intervenção. Dos resultados obtidos no pós-teste, salienta-se a confirmação das hipóteses principais do estudo, com melhores resultados para o grupo experimental. Observaram-se diminuições na frequência e intensidade da dor, nos níveis de morbilidade física e psicológica, de sofrimento e depressão, com claros aumentos em termos das estratégias de coping utilizadas. Os resultados dos testes de hipóteses e das análises efectuadas confirmaram um conjunto de dados da literatura que indicam a força sinergética deste tipo de intervenção conjugada com a médica no tratamento de pacientes com dor crónica.

Palabras clave : Dor crónica lombar; Intervenção multidisciplinar e multimodal; Eficácia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )