SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Influence of social support and coping in to perception of well-being in women submitted to heart surgeryYou can live with pain!... Eficacy evaluation of a multimodal psychological intervention program in patients with chronic pain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

SANTOS, Salomé Vieira. O contexto escolar em crianças com síndrome nefrótico e com doença celíaca: percepções dos professores em áreas específicas . Psic., Saúde & Doenças [online]. 2000, vol.1, n.1, pp.89-99. ISSN 1645-0086.

No âmbito de um estudo mais vasto dirigido para o impacto do Síndrome Nefrótico e da Doença Celíaca na infância, pretende-se avaliar as percepções dos professores face às crianças em áreas específicas do contexto escolar. Para tal utilizam-se dois questionários: o primeiro, construído para o efeito, contempla conteúdos como a adaptação da criança à escola, a reacção dos professores perante a doença, e a eventual interferência desta, quer na relação dos colegas e dos professores com a criança, quer no próprio rendimento escolar; o segundo visa o comportamento da criança na escola. Participam no estudo inicial 81 indivíduos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, distribuídos por três grupos: G1 - Síndrome Nefrótico, G2 - Doença Celíaca, G3 - Grupo de Controlo, sendo cada grupo constituído por 27 crianças. Contudo, nos grupos com doença o número de crianças relativamente às quais se vem a obter informação via professores é mais reduzido: G1 - n=21; G2 - n=18. Os resultados denotam que os grupos com doença se diferenciam significativamente em alguns dos conteúdos avaliados, nomeadamente no que diz respeito à adaptação à escola e à integração na classe/turma, à interferência da doença no rendimento escolar, e mesmo em aspectos da relação do professor com a criança. As características distintas das duas doenças, designadamente em termos de gravidade e de exigências associadas ao seu controlo, poderão contribuir para as percepções diferenciais dos professores nas áreas mencionadas.

Keywords : Psicologia pediátrica; Síndrome nefrótico; Doença celíaca; Crianças; Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )