SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Estudo de adaptação e validação da escala de avaliação de cuidado informalAjustamento emocional, afectividade e estratégias de coping na doença do foro oncológico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

BELAR, Cynthia D.. Intervenção psicológica e saúde: conexões críticas. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2000, vol.1, n.1, pp.11-17. ISSN 1645-0086.

O objectivo do presente estudo é discutir as relações fundamentais entre as intervenções psicológicas e a saúde a vários níveis: o indivíduo, a família e a população em geral. Os psicólogos desenvolveram intervenções que tiveram um impacto positivo em áreas de prevenção e de promoção da saúde, tratamento de doenças, gestão de sintomas físicos, procedimentos médicos stressantes, e promoção da adesão aos tratamentos. Os contextos de intervenção variam desde os cuidados de saúde e hospitais até ao sistema educacional, locais de trabalho, e contextos comunitários e de saúde pública.Com o desenvolvimento da aceitação da influência dos factores psicológicos na saúde, haverá um aumento das necessidades de psicólogos clínicos da saúde com treino apropriado para o fornecimento desses serviços. Os delegados à Conferência de Arden House (1983) desenharam programas de formação para os psicólogos clínicos da saúde que foi aceite nos Estados Unidos da América. Este programa torna mais ampla a formação destes psicólogos.

Palavras-chave : Intervenção psicológica em saúde; Psicologia da saúde; Treino em psicologia da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )