SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Uma reflexão sobre desigualdade de género e saúde no contexto da migração: Que desafios e respostas para a promoção da saúde das mulheres migrantes? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

BUCKINGHAM, Susan. No 25.º aniversário da Conferência de Pequim sobre as Mulheres - avaliação dos progressos alcançados no que se refere ao equilíbrio de género na adopção e gestão das políticas ambientais. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2020, n.43, pp.121-175. ISSN 0874-6885.  http://dx.doi.org/10.34619/637y-sj31.

O artigo faz uma avaliação da contribuição da Plataforma de Pequim para uma política ambiental sensível às questões de género, com base numa série de exemplos abrangendo patamares, regiões e momentos de inclusão desta perspectiva: a UE, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, a Década das Ciências dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável da COI-UNESCO, que será lançada em 2021, e os municípios europeus responsáveis pela implementação de iniciativas para a redução de resíduos. O contexto alargado de integração da perspectiva de género constitui o quadro de referência analítico e conceptual, e através dele reconhece-se a existência de algum progresso, embora limitado e isolado; conclui-se, porém, que, em última análise, a falta de uma mudança estrutural faz com que a desigualdade nas relações de género permaneça intacta, ao mesmo tempo que as condições climáticas continuam a deteriorar-se.

Palavras-chave : alterações climáticas; integração da perspectiva de género; investigação sobre a ciência dos oceanos; desenvolvimento sustentável; redução de resíduos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )