SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43A Plataforma de Ação de Pequim e o processo de revisão Pequim +25No 25.º aniversário da Conferência de Pequim sobre as Mulheres - avaliação dos progressos alcançados no que se refere ao equilíbrio de género na adopção e gestão das políticas ambientais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

DIAS, Sónia; NUNES, Maria  e  GAMA, Ana. Uma reflexão sobre desigualdade de género e saúde no contexto da migração: Que desafios e respostas para a promoção da saúde das mulheres migrantes?. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2020, n.43, pp.103-119. ISSN 0874-6885.  http://dx.doi.org/10.34619/92yr-rh52.

O género é fator de desigualdades sociais entre mulheres e homens, incluindo na área da saúde. Diferenças nos papéis sociais de género e disparidades nas condições laborais e socioeconómicas tornam as mulheres mais suscetíveis a piores resultados em saúde e condicionam a sua acessibilidade e utilização dos serviços de saúde. Esta vulnerabilidade é agravada no contexto da migração. Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre a saúde das mulheres migrantes e seus determinantes, revelando-se evidência sobre as desigualdades e oportunidades de ação para a promoção da saúde destas populações.

Palavras-chave : Género; Saúde; Migrantes; Vulnerabilidade; Promoção da Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )