SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43Assimetrias de género na(s) engenharia(s) em Portugal: Dinâmicas e desafiosA reflection on gender inequality and health in the context of migration: What challenges and responses for health promotion of migrant women? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

Print version ISSN 0874-6885

Abstract

NOGUEIRA, Elsa Quinteiro de. A Plataforma de Ação de Pequim e o processo de revisão Pequim +25. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2020, n.43, pp.83-101. ISSN 0874-6885.  http://dx.doi.org/10.34619/y8aj-9e53.

A adoção da Plataforma de Ação de Pequim (PAP) em 1995, na IV Conferência Mundial das Nações Unidas sobre as Mulheres, constituiu um momento de viragem na agenda global para concretizar a igualdade entre mulheres e homens. Neste ano de 2020, a PAP comemora o 25.º aniversário, estando neste momento a decorrer a avaliação global da sua implementação. Este artigo pretende demonstrar a relevância da PAP, analisar o caminho percorrido até à sua adoção e as revisões posteriores. Procura ainda esclarecer o que está a acontecer durante o atual processo de revisão, Pequim +25, e analisar o contexto português e europeu.

Keywords : Plataforma de Ação de Pequim; Pequim +25; Nações Unidas; Comissão sobre o Estatuto da Mulher; Fórum Geração Igualdade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )