SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Por que razão a paz é importante para o movimento feminista e das mulheres para a igualdade de género? Desembaraçando os relacionamentos entre mulheres e paz e segurança, e a Declaração e Plataforma de Ação de PequimA Plataforma de Ação de Pequim e o processo de revisão Pequim +25 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

TEIXEIRA, Catarina  e  CASACA, Sara Falcão. Assimetrias de género na(s) engenharia(s) em Portugal: Dinâmicas e desafiosGender imbalances in engineering in Portugal: Dynamics and challenges. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2020, n.43, pp.61-81. ISSN 0874-6885.  http://dx.doi.org/10.34619/eafb-md78.

Este artigo centra-se na representação de homens e mulheres nas engenharias em Portugal, tanto ao nível da educação como do exercício da profissão de engenheiro/a. Evidencia-se que a engenharia permanece essencialmente representada por homens, sendo a designação no plural (engenharias) aquela que mais se adequa ao panorama nacional. Há áreas da engenharia onde a proporção do sexo feminino supera a do sexo masculino, e outras onde prevalece um padrão de hegemonia masculina. Os processos de socialização genderizados continuam a moldar as opções educativas de rapazes e raparigas, condicionando as suas aspirações e oportunidades profissionais e contribuindo para a reprodução da segregação sexual das profissões.

Palavras-chave : Engenharia(s); género; assimetria; segregação sexual; igualdade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )