SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43Assimetrias de género na(s) engenharia(s) em Portugal: Dinâmicas e desafios author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

Print version ISSN 0874-6885

Abstract

SANTOS, Agnieszka Fal-Dutra. Por que razão a paz é importante para o movimento feminista e das mulheres para a igualdade de género? Desembaraçando os relacionamentos entre mulheres e paz e segurança, e a Declaração e Plataforma de Ação de Pequim. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2020, n.43, pp.35-59. ISSN 0874-6885.  http://dx.doi.org/10.34619/0c96-c475.

O ano de 2020 marca o 25.º aniversário da Plataforma de Ação de Pequim (BPFA, na sigla em inglês) e o 20.º aniversário da Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas (UNSCR 1325, na sigla em inglês) sobre mulheres, paz e segurança. É uma oportunidade para refletir sobre as interconexões destes dois documentos históricos. Neste artigo, a autora explora estas interligações a partir de três pontos de vista. Em primeiro lugar, conceptualmente, examinam-se as interseções entre igualdade de gênero e paz. Em segundo lugar, historicamente, argumenta-se que a BPFA deu um impulso ao movimento feminista das mulheres pela paz, o que levou à adoção da UNSCR 1325. Por fim, responde-se à questão: estas interligações são ainda pertinentes no mundo de hoje?

Keywords : Mulheres; paz; segurança; género; Pequim.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )