SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Discursos sobre emancipação das mulheres e feminismos na Modas & Bordados, no pré e pós-revolução dos Cravos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

FONSECA, Jorge. Uma negra são-tomense na Lisboa quinhentista: Simoa Godinho, proprietária, negociante de açúcar e mecenas da Misericórdia. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2019, n.42, pp.103-115. ISSN 0874-6885.  http://dx.doi.org/10.34619/k8e1-hw13.

O artigo integra Simoa Godinho, proprietária de fazendas em São Tomé e benemérita da Misericórdia de Lisboa, no reduzido número de africanos livres que, durante o século XVI, se distinguiram pela fortuna ou pelos cargos ocupados. Dignitários, diplomatas ou homens e mulheres de negócios, o seu percurso contrastou vivamente com o dos muitos negros escravos, libertos e respetivos descendentes que viveram na Lisboa de Quinhentos. Além do testamento de Samoa Godinho, já conhecido, o texto recorre a fontes inéditas que ajudam a caracterizar essa personalidade incomum.

Palavras-chave : açúcar; africanos; escravos; São Tomé.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )