SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Capelinhas e candeias acesas: Natália Nunes e a reflexão sobre o universo da arteUma negra são-tomense na Lisboa quinhentista: Simoa Godinho, proprietária, negociante de açúcar e mecenas da Misericórdia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

FREIRE, Isabel. Discursos sobre emancipação das mulheres e feminismos na Modas & Bordados, no pré e pós-revolução dos Cravos. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2019, n.42, pp.85-102. ISSN 0874-6885.  http://dx.doi.org/10.34619/7cbr-7m69.

Em 1975, a chefe de redação da Modas & Bordados, Maria Antónia Fiadeiro, convida Maria Lamas (referência dos feminismos da primeira metade do século XX) a regressar como diretora honorária à publicação que geriu entre 1928 e 1947. Poucos dias após a Revolução dos Cravos, a revista comprometera-se a auscultar a situação das mulheres, a esclarecer e a incentivar a luta pelos seus direitos no contexto de um “novo país”. Que problemáticas se evidenciam nessa busca? Como são enquadradas e debatidas? Partindo deste “novo” propósito da revista, o artigo analisa qualitativamente o agendamento das temáticas da emancipação das mulheres e dos feminismos numa amostra de 165 peças rastreadas na Modas & Bordados durante o governo de Marcelo Caetano (nos anos de 1968 e de 1973) e após a Revolução dos Cravos (triénio 1974-1976).

Palavras-chave : História das mulheres; feminismos; imprensa; periódicos femininos; sexualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )