SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42VitaSackville-West e Annemarie Schwarzenbach: dois olhares femininos sobre o Médio Oriente nos anos 20 e 30Capelinhas e candeias acesas: Natália Nunes e a reflexão sobre o universo da arte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

SILVEIRA, Alice Margarida. Mulher em devir: Uma cartografia de multiplicidades em África Minha. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2019, n.42, pp.47-65. ISSN 0874-6885.  http://dx.doi.org/10.34619/hckr-qs77.

Este artigo aborda os reflexos da desterritorialização na subjetividade e nas performances de género. A partir de um percurso metodológico de inspiração cartográfica, destaca os encontros e linhas de fuga presentes na trajetória de Karen Blixen, no filme África Minha (1985). Transita do entrelaçamento dos conceitos de território, rizoma e devir à reflexão sobre a significância do nómada e as figurações de subjetividade. Evidencia o processo de desterritorialização como alavanca para gerar formas de enfrentamento e superação do paradigma normalizador de identidades fixas e de representações estereotipadas e hierarquizadas de género.

Palavras-chave : consciência nómada; desterritorialização; devir; género.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )