SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroEXTRAEstereótipos de gênero na Indústria Audiovisual: Mulheres cineastas engendram novos papéis modelo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

RECHENA, Aida  e  FURTADO, Teresa Veiga. Género na Arte: Dos museus à academia de belas-artes Estudos de caso de investigação artística. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2019, n.Extra, pp.245-260. ISSN 0874-6885.

Este artigo pretende salientar a importância para a mudança social dos estereótipos de género, da produção de investigação e prática artísticas na área da arte e género, realizada de um modo trans e interdisciplinar que cruza várias áreas do conhecimento com as artes visuais, a sociomuseologia e os estudos de género nos museus e nas academia de belas-artes. Esta investigação-ação tem como público-alvo os estudantes e as comunidades envolventes, visando a transformação das mentalidades das pessoas através da arte, de acordo com objetivos fixados nas Agendas da Organização das Nações Unidas relativamente à igualdade de género e capacitação de todas as mulheres e meninas e aos direitos LGBTI +.

Palavras-chave : arte; estudos de género; investigação artística; museologia; academia de belas-artes; mudança social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )