SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroEXTRAO cinema em Portugal tem sexo?Género na Arte: Dos museus à academia de belas-artes Estudos de caso de investigação artística índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

MACHADO, Sandra de Souza. Estereótipos de gênero na Indústria Audiovisual: Mulheres cineastas engendram novos papéis modelo. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2019, n.Extra, pp.233-243. ISSN 0874-6885.

Recentes estudos de mídia, com estatísticas e por meio de crítica audiovisual, revelam as características fundamentais nas produções Eurocêntricas - em especial, as norte-americanas, hegemônicas no panorama mundial - que instigam e enraízam estereótipos arcaicos (interseccionais) de gênero que permeiam as diversas culturas e sociedades globais. As produções audiovisuais realizadas pelas novas gerações de cineastas mulheres - diretoras, roteiristas, produtoras e atrizes - têm marcado transformações necessárias e urgentes nas representações femininas e nos papeis modelo para as crianças e jovens mulheres.

Palavras-chave : gênero; estereótipos; audiovisual; mulheres; representações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )