SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroEXTRAPara fazer uma obra de arte, é preciso construir uma casa? Algumas reflexões acerca da obra de Maria José OliveiraO cinema em Portugal tem sexo? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

LUPATI, Federica. Sobre as margens das periferias: Uma introdução às vozes femininas do rap feito em Portugal. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2019, n.Extra, pp.207-220. ISSN 0874-6885.

O sucesso da cultura Hip Hop permite observar os efeitos da tensão entre centros e periferias, subculturas e cultura dominante, em contextos urbanos e sociais caracterizados por desigualdades, invisibilidades e preconceitos. Porém, a cultura Hip Hop continua a reproduzir no seu interior desequilíbrios que influenciam a sua receção e perceção. Em particular, quer a nível local, quer global, as vozes femininas do rap tiveram sempre que lutar para o reconhecimento da sua presença. Portugal representa mais um espaço onde a invisibilidade afeta a receção das mulheres autoras de rap. O presente trabalho oferece uma breve introdução à cultura Hip Hop e discute esta falta de visibilidade experienciada pelas vozes femininas do rap em Portugal.

Palavras-chave : dominação masculina; cultura Hip Hop; rap feito em Portugal; mulheres rappers; rap feminino em Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )