SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroEXTRAMáscaras da VenerePara fazer uma obra de arte, é preciso construir uma casa? Algumas reflexões acerca da obra de Maria José Oliveira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

ALVAREZ, Rafael. Corpos-identidades-géneros (all) ready-made. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2019, n.Extra, pp.191-192. ISSN 0874-6885.

Partindo do enunciado lançado pela lógica duchampiana, analisam-se diferentes estratégias de construção de identidades de género e de corpo, convocando os dispositivos de subjectividade e alteridade de um conjunto de quatro artistas - Andy Warhol, Cindy Sherman, Yasumasa Morimura e Madonna, problematizando sobre o modus operandi que parte das suas obras e discursos de auto-representação/ auto-referencialidade materializam. Sob esta perspectiva, corporalizam-se projectos estéticos, éticos e políticos de subversão, ruptura, transformação, resistência e alternativa aos regimes hegemónicos que encerram o binómio corpo-género numa lógica mono-discursiva. Contra este monopólio heterocêntrico, estes corpos constroem-se ao espelho reflectindo uma colecção de outros corpos e paisagem de si mesmos.

Palavras-chave : ready-made; corpo; alteridade; identidade; género.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )