SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroEXTRAEntrelaçar é como fazer tricot: O ‘teatro interior’ de Paula Rego e a estrutura em rede das suas relações afectivas e intelectuaisOdeio ser gorda, come-me por favor! índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

MANJATE, Anésia. Mulher Changana calada. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2019, n.Extra, pp.147-160. ISSN 0874-6885.

Este artigo descreve e analisa a minha instalação Mulher Changana calada”, que faz parte de um conjunto de obras que tenho vindo a desenvolver e a expor em diversos espaços públicos, com o propósito de divulgar a tradição e cultura moçambicanas na arte contemporânea. A obra apresenta uma reflexão crítica sobre os rituais Changana, que combinam a tradição e a religião, aos quais a mulher viúva Changana é submetida na região sul de Moçambique. A carga simbólica destas práticas encontra-se presente na minha obra através de diferentes elementos da tradição Changana. De igual modo, esta pesquisa destaca o papel da mulher artista moçambicana no panorama artístico e enquanto professora de artes visuais no sistema de ensino moçambicano.

Palavras-chave : tradição Changana; mulheres; artes visuais; crítica social; sistema de ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )