SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroEXTRAArte e resistência: Género e performance contemporânea em PortugalMulher Changana calada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

MACEDO, Ana Gabriela. Entrelaçar é como fazer tricot: O ‘teatro interior’ de Paula Rego e a estrutura em rede das suas relações afectivas e intelectuais. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2019, n.Extra, pp.125-146. ISSN 0874-6885.

Este texto pretende estabelecer um diálogo entre narrativas visuais e literárias, focando a obra construída ao longo dos anos por Paula Rego, plena de “entrelaçamentos” e diálogos intertextuais e interartísticos. Pretende-se evidenciar que o “teatro interior” de Paula Rego é povoado de vozes, discursos e narrativas polifónicas desfiando fronteiras disciplinares e permanentemente questionando representações estereotipadas de género. O ensaio de Italo Calvino sobre a “Visibilidade” (Seis propostas para o próximo milénio, 1990) será um leitmotif desta análise comparativa, assim como o conto de Honoré de Balzac “Le chef d’oeuvre inconnu” (1845).

Palavras-chave : narrativa visual; entrelaçamento; feminino; género; sublime.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )