SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroEXTRAIntersecções de género, “raça” e nacionalidade: Corpo e performatividade em Plantation memories de Grada KilombaArte e resistência: Género e performance contemporânea em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

OLIVEIRA, Márcia. Considerações sobre o arquivo em práticas artísticas pós-coloniais: Uma reflexão a partir da obra de Ângela Ferreira. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2019, n.Extra, pp.107-114. ISSN 0874-6885.

Neste breve ensaio proponho fazer uma reflexão em torno das diferentes aceções da ideia de arquivo e das possibilidades de interpretação que as mesmas abrem na análise de diversas práticas artísticas e de representação, podendo ser posicionada no âmbito dos novos discursos da crítica contemporânea, genderizados e descentralizados. Partindo de uma perspetiva percetiva (Gilles Deleuze), pretendo investigar a possibilidade de esboçar uma ideia de “arquivo percetivo”, conceito que pode ser utilizado na análise de práticas artísticas contemporâneas e na revisão que estas têm operado nas representações e no eixo ético-político dos discursos feministas e pós/des-coloniais.

Palavras-chave : Ângela Ferreira; arquivo percetivo; feminismo; pós-colonial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )