SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroEXTRAA necropolítica e as resistências no discurso pictórico-político de Adriana VarejãoConsiderações sobre o arquivo em práticas artísticas pós-coloniais: Uma reflexão a partir da obra de Ângela Ferreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

PASSOS, Sónia. Intersecções de género, “raça” e nacionalidade: Corpo e performatividade em Plantation memories de Grada Kilomba. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2019, n.Extra, pp.93-105. ISSN 0874-6885.

Género, “raça” e nacionalidade, como vectores analíticos vividos e experienciados, intersectam-se no trabalho de Grada Kilomba, cruzando estudos de género, pós-coloniais com histórias de vidas de mulheres negras. Plantation memories reúne episódios de racismo quotidiano, colocando num mesmo plano temporal da História passado e presente, expondo feridas, procurando a sua desconstrução, potenciando leituras alternativas. O livro é mote de uma lectureperformance, na qual cinco actores tomam o palco e as palavras assumem toda a força, dominando os corpos que as ressignificam. Tomando os conceitos de corpo e performatividade em Plantation memories procura-se alargar o campo da reflexão sobre intersecções de género, “raça” e nacionalidade.

Palavras-chave : intersecções género/raça/nação; corpo; performatividade; criação artística; descolonização do conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )