SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroEXTRAAnálise da produção poética das artistas Letícia Parente, Regina José Galindo e Andressa Cantergiani acerca dos conflitos de gêneroIntersecções de género, “raça” e nacionalidade: Corpo e performatividade em Plantation memories de Grada Kilomba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

JUNIOR, Atilio Butturi. A necropolítica e as resistências no discurso pictórico-político de Adriana Varejão. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2019, n.Extra, pp.81-92. ISSN 0874-6885.

Este trabalho tem como objetivo analisar as intersecções entre gênero, colonialidade e raça no discurso pictórico da artista brasileira Adriana Varejão. O corpus é composto de imagens da série Terra incógnita, problematizadas segundo a ordem da biopolítica e da necropolítica, dispositivos que se produzem sob a égide do governo, das disciplinas e da violência. A hipótese é que Varejão inaugura uma heterotopologia estético-política, ancorada em estratégias de canibalismo e resistência que colocam em xeque, de uma perspectiva diaspórica, as corporalidades femininas e racializadas coloniais.

Palavras-chave : necropolítica; Adriana Varejão; colonialidade; gênero; racismo; necropolitics; Adriana Varejão; coloniality; gender; racism.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )