SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroEXTRAPerformatividade de género, performatividade queer e o queering como método: Uma introduçãoSupõe que a verdade fosse uma mulher… E porque não?: Entrando de lado, ou o ‘gendering’ e o ‘blackening’ de histórias coloniais, anti- e pós-coloniais na obra de Eurídice Kala aka Zaituna Kala índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

VAQUINHAS, Irene. História das mulheres e de género em Portugal: Horizontes temáticos e desafios atuais. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2019, n.Extra, pp.37-55. ISSN 0874-6885.

Neste artigo traça-se o desenvolvimento dos estudos das mulheres e de género em Portugal, desde o início do século XXI à atualidade, identificando-se o seu contributo para a historiografia recente e para a renovação da ciência histórica. Tomando como elemento de análise a investigação produzida desde o ano de 2000, captada, sobretudo, a partir de bases de dados de repositórios científicos, apontam-se as principais linhas de pesquisa, os seus pressupostos epistemológicos e enunciam-se as áreas temáticas exploradas e/ou em construção.

Palavras-chave : história das mulheres e de género; Portugal; historiografia; feminismos; mulheres e ciência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )