SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroEXTRAHistória das mulheres e de género em Portugal: Horizontes temáticos e desafios atuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

CASCAIS, António Fernando. Performatividade de género, performatividade queer e o queering como método: Uma introdução. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2019, n.Extra, pp.25-36. ISSN 0874-6885.

Os conceitos de performatividade de género e de performatividade queer encontram-se no núcleo duro da teoria queer, e o “queering” é a metodologia de análise que comprova a extraordinária produtividade desta no desestabilizar da equação sexo/ género/desejo. A aplicação do projeto crítico desnaturalizador e desessencializador do queering às artes, das artes performativas às artes plásticas e à literatura, tem-se revelado imensamente frutífera para discernir os processos mediante os quais foram construídas a oposição binária entre masculinidade e feminilidade, os estereótipos identitários de género, ou as subjetividades sexuais abjetas.

Palavras-chave : performatividade; género; queer; queering.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )