SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40A função pedagógica da crítica musical: a recepção musical por Francine Benoît no Diário de Lisboa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

EFTEKHARI, Ladan Taghian. Trobairitz, musas esquecidas. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2018, n.40, pp.97-113. ISSN 0874-6885.

Este artigo examina o aparecimento das trobairitz, mulheres trovadoras na Idade Média. Astrobairitz eram poetas e músicas, compositoras que cantavam na sociedade católica da época. Os seus poemas são em língua occitana, da Occitânia, no Sul da França. Apesar dos poucos conhecimentos que temos das trobairitz em relação aos trovadores, sabemos que a sua poesia constitui as primeiras escritas femininas europeias. Estes poemas são testemunho dos seus pensamentos sociais e pessoais, constituindo um espelho das manifestações culturais das mulheres na sociedade medieval. O seu papel nos estudos literários da época e sobretudo na lírica trovadoresca é incontestável. As trobairitzsãotambém consideradas as primeiras mulheres compositoras de música profana na Europa.

Palavras-chave : trovador; trobairitz; amor cortês; Idade Média; poesia-música.

        · resumo em Francês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )