SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Ursula K. Le Guin: Literatura e AlteridadeTrobairitz, musas esquecidas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

CALADO, Mariana Carvalho. A função pedagógica da crítica musical: a recepção musical por Francine Benoît no Diário de Lisboa. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2018, n.40, pp.77-95. ISSN 0874-6885.

Vários autores (Ferreira, 1995; Schick, 1996; Carroll, 2009) apontam que a crítica musical cumpre uma função que se pode qualificar de pedagógica pois deve orientar os leitores para a recepção e compreensão das obras tocadas. Neste artigo analiso alguns aspectos da crítica musical escrita por Francine Benoît à luz deste princípio, tendo como ponto de partida diversos exemplos de comentários feitos por Benoît às obras tocadas em concerto (em particular a obras em primeira audição) e à interpretação e técnica dos músicos. As críticas de música analisadas foram recolhidas no Diário de Lisboa e escritas entre 1924 e 1934, década que corresponde aos primeiros de muitos anos de colaboração de Francine Benoît com aquele jornal.

Palavras-chave : crítica musical; recepção musical; discurso sobre música; ensino da música; imprensa periódica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )