SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40As mulheres que pintam na cidade: Representações de género na arte urbanaA função pedagógica da crítica musical: a recepção musical por Francine Benoît no Diário de Lisboa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

MONTEIRO, Maria do Rosário. Ursula K. Le Guin: Literatura e Alteridade. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2018, n.40, pp.61-75. ISSN 0874-6885.

Ursula Le Guin era uma mulher de fortes convicções: liberdade, igualdade de direitos e respeito pela dignidade do ser humano eram os seus dicta. Não se limitou a defender os direitos das mulheres, mas os de todos os seres humanos. As revoluções que introduziu no género da fantasia, principalmente a radical mudança de foco do mito tradicional do herói, para nele incluir um ponto de vista e centralidade feminista são o cerne da análise do ciclo de Earthsea apresentado neste artigo. Le Guin foi capaz de encontrar um equilíbrio entre tradições diferentes, a cultura ocidental e a filosofia taoista, inovando e atravessando fronteiras imprevistas.

Palavras-chave : Earthsea; dragões; mulheres; morte; tempo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )