SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Liderança política no feminino: As presidentes de câmara no poder local em PortugalContextos socioculturais, discursos e percepções sobre a mutilação genital feminina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

DELGADO, Cecília. Agricultura urbana, espaço de protagonismo feminino: Dinâmicas e potencialidades. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2017, n.37, pp.63-81. ISSN 0874-6885.

Argumenta-se que a agricultura urbana é uma prática onde a mulher é protagonista. Considerou-se um conjunto de hortas em Viena e Lisboa e 29 experiências relevantes em Portugal para testar o argumento. Os resultados demonstram uma evolução favorável à maior presença das mulheres nas hortas; uma hegemonia das mulheres no conjunto de práticas analisadas, seja como gestoras, seja como dinamizadoras dos processos; a emergência das mulheres nos projetos de empreendedorismo social. Em conclusão, reclama-se que o protagonismo das mulheres deve ser reconhecido e canalizado para a dinamização da economia nacional, através de políticas públicas.

Palavras-chave : agricultura urbana; género; mulher; Portugal; políticas públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )