SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33As enfermeiras da Legião Negra: representações da enfermagem na revolução constitucionalista de 1932Género e discurso proverbial no Portugal moderno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versión impresa ISSN 0874-6885

Resumen

ALVES, Fernando M. P.. Convento das Inglesinhas: entrelace de lendas, histórias e arquiteturas. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2015, n.33, pp.67-82. ISSN 0874-6885.

Querendo ser fiel à história do Convento das Inglesinhas, mas carecendo de fontes específicas, torna-se difícil relatar a evolução histórica do seu património cultural e arquitetónico. Em tempos idos, este lugar de Lisboa acolheu um convento de religiosas, até se converter, através de várias mudanças sociais, no atual Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Na sua criação, o ISEG recebeu assim o legado daquele convento. Entretanto, o lugar ficou conhecido popularmente como lugar do Quelhas. Se a memória do lugar aspirasse ficar retida no ato arquitetónico, estes legados, só por si, teriam motivado a pesquisa de alguns aspetos do seu património histórico. Neste processo evolutivo, porém, outros factos quase irreais intervieram, jamais devendo ser tomados por fantasias pessoais. Na criação da sua fama, poucos são os lugares históricos que dispensaram o entrelace da lenda com a realidade. Assim, ao receber o seu legado, o ISEG-Quelhas não escapou ao enlace quase lendário com as religiosas inglesinhas.

Palabras clave : inglesinhas; convento e instituto; arquitetura e urbanismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )