SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Estrangeiras: Mulheres em Jerónimo e Eulália de Graça Pina de MoraisAs enfermeiras da Legião Negra: representações da enfermagem na revolução constitucionalista de 1932 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

VICENTE, Ana  e  VICENTE, Filipa Lowndes. Fora dos cânones: mulheres artistas e escritoras no Portugal de príncipios do século XX. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2015, n.33, pp.38-51. ISSN 0874-6885.

Que possibilidades tinham as mulheres portuguesas, em princípios do século XX, de se dedicarem profissionalmente à pintura e à escrita? Pintar e escrever eram práticas femininas aceites e até encorajadas entre as elites, mas existiam fronteiras entre fazê-lo no espaço privado da domesticidade ou no espaço público, expondo ou publicando. Quando o sufragismo e o feminismo eram ideias e práticas que circulavam transnacionalmente, como é que as portuguesas que tinham acesso à escrita, ou à pintura, se posicionavam face a esses debates? Como veremos, nem sempre o acesso à publicação e à exposição se traduzia numa consciência feminista.

Palavras-chave : mulheres; pintura; escrita; exposições; feminismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )