SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32A preparação das iguarias na festa do Sagrado Coração de Jesus: a divisão sexual e social do trabalho no Cariri rural cearense índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

MARQUES, Gabriela Mota. A “maior humorista de todos os tempos”: A sátira antifeminista na imprensa portuguesa [1885­-1914]. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2014, n.32, pp.93-111. ISSN 0874-6885.

O distanciamento entre os paradigmas ou as representações sociais convencionadas para as mulheres e os seus verdadeiros comportamentos e atributos está na origem de ideias, de [pre]conceitos e de imagens desfavoráveis sobre a feminilidade e coloca em causa os papéis de género. É esse o território propício para o antifeminismo.Ultrapassando o sentido restrito que o associa à oposição ao feminismo e às intenções de emancipação e de reivindicação de direitos, o antifeminismo engloba as interpretações, os estereótipos e as tradições enraizadas sobre a natureza imperfeita e a inferioridade femininas. O artigo centra­-se no registo humorístico explorando os significados diretos e implícitos que o riso sobre o feminino e as mulheres proporcionam enquanto objetos risíveis.

Palavras-chave : antifeminismo; género; riso; representações sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )