SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Ambivalências e desenvolvimentos dos estudos de género em PortugalEnganadas Tradição, relações de género e sexualidade feminina no século XX no Sul da Europa: o caso do Alentejo em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

MADERS, Angelita Maria  e  ANGELIN, Rosângela. Direitos humanos e violência doméstica contra as mulheres: oito anos de encontros e desencontros no Brasil. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2014, n.32, pp.41-58. ISSN 0874-6885.

Urge frear a violência que aflige a sociedade brasileira, a começar pela violência doméstica contra as mulheres, para combater a desigualdade de gênero que persiste, fruto de uma cultura milenar machista. O artigo pondera acerca da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), que já causou um impacto positivo por ter trazido a violência ao debate e por seu caráter pedagógico ao punir os agressores mais severamente, o que contribui para reduzir a violência contra as mulheres sem, contudo, acabar com ela. Isso exige o reforço de algumas medidas, a tomada de outras e o desenvolvimento de novos projetos.

Palavras-chave : direitos humanos das mulheres; gênero; violência doméstica; Lei Maria da Penha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )