SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Sayyda Al­-Horra: Un pouvoir féminin en terre d'IslamDireitos humanos e violência doméstica contra as mulheres: oito anos de encontros e desencontros no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

AMANCIO, Lígia  e  OLIVEIRA, João Manuel de. Ambivalências e desenvolvimentos dos estudos de género em Portugal. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2014, n.32, pp.23-42. ISSN 0874-6885.

Este artigo acompanha, num primeiro momento, o percurso do conceito de género nas ciências sociais procurando identificar alguns aspectos contextuais que influenciaram este percurso e referindo algumas especificidades do percurso do género no caso português. Uma segunda parte é dedicada ao contributo dos estudos de género na psicologia social para a compreensão das relações de desigualdade social baseadas no sexo e para o desenvolvimento de novas linhas de pensamento teórico e conceptual. Por último, e partindo da crítica feminista mais recente, apontam­-se alguns desenvolvimentos futuros que resultam do debate teórico sobre o género e dos novos territórios que esta área de estudos abriu ao conhecimento.

Palavras-chave : género; feminismo; estudos sobre as mulheres; masculinidades; teoria queer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )