SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41A construção do pânico moral a partir das questões de gênero e sexualidades nos discursos ultraconservadores no BrasilMulheres idosas vítimas de violência: o protagonismo nas denúncias índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

MEJIA, Anghie Phamela López; PULIDO, Constanza Forero  e  PINEDA, Álvaro Giraldo. Violação de adolescentes de rua, em Medellín, Colômbia. Ex aequo [online]. 2020, n.41, pp.45-60. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2020.41.03.

A situação de viver na rua resultou do facto de as adolescentes terem sido violadas nas suas casas. Esta situação requer a compreensão daqueles que trabalham com esta população. Objetivo: compreender as condições que provocaram a violação sexual das adolescentes e as necessidades que surgiram a partir dessa situação. Método: investigação qualitativa com entrevista etnográfica. Foram realizadas 25 entrevistas. Os princípios de confidencialidade e respeito foram cumpridos. Resultados: As adolescentes foram violadas em suas casas o que levou a que decidissem passar a viver na rua. A violação gerou necessidades físicas e psicológicas que elas não veem satisfeitas e que lhes provocam sentimentos contraditórios. Conclusão: A violação provoca necessidades que afetam comportamentos e formas de se relacionar. Recomendação: desenhar propostas centradas na visão das adolescentes.

Palavras-chave : Adolescente; antropologia cultural; pesquisa qualitativa; necessidades específicas de género; violação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons