SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Discriminação das pessoas idosas com base na aparência - utopia ou realidade? A perspetiva de mulheres e de homens idosos polacosNecropolítica, políticas públicas interseccionais e cidadania trans* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

SANTIAGO, Marisa Antunes; GONCALVES, Hebe Signorini  e  AUGUSTO, Cristiane Brandão. Maré de Mulheres: reflexões sobre a justiça para mulheres em situação de violência numa favela carioca. Ex aequo [online]. 2019, n.40, pp.123-140. ISSN 0874-5560.  http://dx.doi.org/10.22355/exaequo.2019.40.08.

O presente trabalho objetiva refletir sobre estratégias de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a partir de pesquisa realizada no Centro de Referência de Atenção à Mulher no Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Através da visão das/os profissionais que aí atuam, procuramos demonstrar o perfil das mulheres que procuram o serviço, as percepções sobre violência, as principais dificuldades quanto ao acesso à Justiça oficial e as metodologias alternativas ao sistema penal.

Palavras-chave : Violência doméstica e familiar; patriarcado; favela; centro de referência de atenção à mulher; políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons