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Ex aequo
versão impressa ISSN 0874-5560
Resumo
GUIMARAES, Jamile. Dinâmicas Interacionais do Bullying entre Meninas: Explorando as Tramas do Aprendizado de Gênero. Ex aequo [online]. 2018, n.38, pp.167-182. ISSN 0874-5560. https://doi.org/10.22355/exaequo.2018.38.11.
Neste estudo, analisa-se como meninas entre 11 e 15 anos manejam o bullying como mecanismo socializador, que classifica os pares em um jogo de diferenças e oposições. Trata-se de uma pesquisa etnográfica realizada em duas escolas públicas das capitais dos Estados de São Paulo e Salvador, Brasil. Práticas de bullying configuram uma forma de interação que as ordena socialmente, por meio da regulação da sexualidade. Nesse contexto, as disputas por poder estruturam a prescrição de modos de ser menina e definem posições na hierarquia social. A micropolítica instaurada nessa disputa evidencia como controle e punição sociais conduzem ao aprendizado de representações convencionais de feminilidade.
Palavras-chave : Bullying; gênero; sexualidade; socialização; adolescência.