SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Ordem Patriarcal de Gênero, Mediação e Serviço SocialViolência sexual e consumo de substâncias psicoativas: podem os contextos festivos ser educativos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

MENDOZA, Ilsa Mendoza  e  HENRIQUEZ, Susan Sanhueza. Perceções de equidade de género em futuros/a professores/as. Ex aequo [online]. 2018, n.37, pp.129-142. ISSN 0874-5560.  http://dx.doi.org/10.22355/exaequo.2018.37.09.

O objetivo central deste estudo é analisar as perceções de equidade de género de estudantes que cursam o último ano de pedagogia numa universidade chilena com financiamento do Estado. Para tal, foi realizado um estudo qualitativo de tipo exploratório e foi aplicada a teoria fundamentada como ferramenta de análise por meio da busca de categorias teóricas a partir dos dados recolhidos. Os resultados gerais, se por um lado indicam um reconhecimento da desigualdade e falta de equidade entre homens e mulheres com base no sistema sexo/género, também assinalam a persistência de certos estereótipos de género nos futuros/a professores/as que precisam de ser desconstruídos para que estes possam promover práticas pedagógicas que fomentem uma maior equidade de género na sala de aula.

Palavras-chave : Género; equidade de género; futuros/as educadores/as; formação docente inicial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons