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Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

FREIRE, Priscila. ‘Ideologia de gênero' e a política de educação no Brasil: exclusão e manipulação de um discurso heteronormativo. Ex aequo [online]. 2018, n.37, pp.33-46. ISSN 0874-5560.  http://dx.doi.org/10.22355/exaequo.2018.37.03.

Neste artigo, realiza‑se uma análise crítica feminista da manipulação do discurso «ideologia de gênero» em torno da aprovação da Base Nacional Comum Curricular no Brasil. O argumento desenvolvido busca afirmar que o olhar de estranhamento para o/a Outro/a é basilar no modo como a manipulação desse discurso coloca a centralidade da heteronormatividade do gênero na política de educação. Busca ainda demonstrar como essa centralidade está presente na aprovação final do documento com a exclusão da temática de gênero e sexualidade. Por fim, essa abordagem busca somar‑se ao conjunto de outros trabalhos que se colocaram na esteira da resistência acadêmica contra a onda conservadora no Brasil.

Palavras-chave : Sexo; sexualidade; identidade de gênero; educação escolar; Base Nacional Comum Curricular do Brasil.

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