SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37‘Ideologia de gênero' e a política de educação no Brasil: exclusão e manipulação de um discurso heteronormativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

MENA-LOPEZ, Maricel  e  ARISTIZABAL, Fidel Mauricio Ramírez. As falácias discursivas em torno da ideologia de género. Ex aequo [online]. 2018, n.37, pp.19-31. ISSN 0874-5560.  http://dx.doi.org/10.22355/exaequo.2018.37.02.

A discussão em torno da chamada ideologia de género tem sofrido alterações em cada região da América Latina e tem metastizado nos diferentes níveis sociais. Na Colômbia, a estratégia tem estado mediada pela desinformação e pela falta de um movimento social forte que faça frente aos argumentos em torno de um discurso cada vez mais confuso; por este motivo, no presente artigo, apresenta-se a evolução do conceito e seu impacto nos fundamentalismos religiosos colombianos e latino-americanos, assinalando as principais falácias discursivas que se podem evidenciar em torno desse discurso. Pretende-se assim contribuir para o debate do que poderia ser chamado de uma das estratégias mais fortes, nos últimos anos, para impedir o avanço e retirar direitos às mulheres e aos Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais.

Palavras-chave : Feminismo e género; fundamentalismos religiosos; falácias discursivas; mobilização social; ideologia de género.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons